Páginas

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Yoga: prá que serve?

Vamos buscar as respostas na literatura antiga, mais próxima das origens do yoga. Vejamos as seguintes citações:

“A ausência de sofrimentos, dores e cuidados chama-se yoga...” (Bhagavad Gita, 6.23).


“A dor que ainda não chegou pode ser evitada” (Yoga Sutra, 2.16).

“Yoga tem a finalidade de cultivar o êxtase e também de atenuar as causas da aflição” (Yoga Sutra, 2.2).

“Aquele que contém bem a sua mente, a qual anda longe e vaga por grandes extensões, e cuja essência é a dúvida e o desejo – este é feliz aqui na terra e na outra vida” (Moksha Dharma, 36).

“Yoga é o controle dos turbilhões da mente” (Yoga Sutra, 1.2).

Assim, yoga é um conjunto de técnicas que tem como finalidade libertar o ser humano do sofrimento e levá-lo a conquista da felicidade. O sofrimento tem origem na ignorância, no egoísmo, na paixão (apego), na rejeição e no medo da morte (Yoga Sutra, 2.3).

Todas estas causas de sofrimento desestabilizam a atividade mental, provocando agitação dos pensamentos (turbilhões da mente). Para que tal sofrimento seja minimizado, yoga preconiza que é necessário pacificar os pensamentos, suprimindo a agitação e o diálogo mental constante.

O primeiro passo no processo de estabilização dos pensamentos, ou controle dos turbilhões da mente, é a prática de yama e nyama que tem como objetivo a autoperfeição, o refinamento da sensibilidade e dos sentimentos. Sem esta prática não é possível qualquer progresso na yoga.

Os yamas são: não violência, veracidade, não invejar/ não roubar, castidade e desapego (Yoga Sutra, 2.29 e 30).

Os nyamas são: pureza, contentamento, auto-estudo, entrega ao senhor/aceitação e auto-esforço/ disciplina/ austeridade (Yoga Sutra,2.29 e 32).

Sem estas práticas de nada adianta puxar, esticar e torcer o corpo, não há resultados, mesmo porque asana (posição corporal) é “sthira-sukham asanam”, isto é, “a postura deve ser firme e confortável” (Yoga Sutra, 2.46). Apenas isto, simples assim.

Que tal praticar yoga de verdade?


Bibliografia: “Yoga, Imortalidade e Liberdade” (Eliade, Mircea); “A Tradição do Yoga” e “Uma Visão Profunda do Yoga” (Feurstein, Georg); “Yoga e Consciência” (Henriques, Antônio Renato); “Bhagavad-Gita a mensagem do Mestre” (Lorenz, Francisco Valdomiro - tradutor).

Por Izolda Mendes de Faria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário é muito importante. Estaremos lendo-o e respondendo aqui mesmo. Passe por aqui depois para ver a resposta! Tania Resende e Marcos Simões

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts with Thumbnails