Páginas

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Fitoterapia já está no SUS - Ótimas notícas!



O Ministério da Saúde elaborou uma lista com 71 plantas que poderão gerar produtos para serem usados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).



O objetivo da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS é orientar estudos que possam subsidiar a elaboração da relação de fitoterápicos disponíveis para uso da população, com segurança e eficácia para o tratamento de determinadas doenças. A relação deverá ser revisada e atualizada periodicamente.


A partir de 2009, o SUS pretende ampliar a lista de medicamentos fitoterápicos disponíveis na assistência farmacêutica básica em todo o país. Atualmente, são oferecidos fitoterápicos derivados de espinheira santa, para gastrites e úlceras, e de guaco, para tosses e gripes.



Os fitoterápicos são os medicamentos obtidos exclusivamente a partir de matérias-primas ativas vegetais. Os medicamentos fitoterápicos utilizados pelo SUS são aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e considerados seguros e eficazes para a população.



O Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, instituído em dezembro de 2008, tem como objetivo inserir, com segurança, eficácia e qualidade, plantas medicinais, fitoterápicos e serviços relacionados à Fitoterapia no SUS. O programa busca também promover e reconhecer as práticas populares e tradicionais de uso de plantas medicinais e remédios caseiros.


Fonte: O Globo

2 comentários:

  1. Que ótimo saber disso! Agora todos podem ter acesso a isso, se bem que muitas coisas nós já tinhamos no jardim de casa... fazer o que!

    ResponderExcluir
  2. É verdade! Seria ótimo se retomássemos o conhecimento dos nossos avós,..., chás, plantas,..., compressas,...

    ResponderExcluir

O seu comentário é muito importante. Estaremos lendo-o e respondendo aqui mesmo. Passe por aqui depois para ver a resposta! Tania Resende e Marcos Simões

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts with Thumbnails