Páginas

segunda-feira, 11 de abril de 2011

EFT-Emotional Freedom Techniques


EFT é uma técnica que pouco a pouco vem se espalhando e ganhando aceitação entre os terapeutas devido a sua eficácia e simplicidade. Somente nas últimas décadas é que a comunidade científica ocidental tem se mostrado aberta a considerar e aceitar os princípios da medicina oriental, os meridianos da acupuntura, os vários campos energéticos, e a idéia de que o ser humano é um ser total ou holístico. Com essa visão fica claro que ao tratar um indivíduo é necessário compreendê-lo como um ser composto de emoções, pensamentos e um corpo físico,e que todos estes aspectos são interligados e responsáveis pelo seu bem estar ou  pelo seu desequilíbrio.
A EFT surgiu com os trabalhos do psicólogo, Dr. Roger Callahan que ao tratar uma paciente com uma complicada e intensa fobia de água por mais de um ano e meio sem muito sucesso decidiu num momento em que todas as possibilidades de terapia convencional foram esgotadas, sugerir que ela fizesse leves batidos com os dois dedos da sua mão no ponto do meridiano embaixo do olho para aliviar o medo e também o desconforto que sentia no estomago. Eis que para a surpresa do Dr. Callahan, a paciente declarou que  seu medo tinha ido embora. Começou então uma técnica chamada TFT que mais tarde passaria por mudanças e se chamaria EFT com o trabalho do Gary Craig de Stanford University.Gary Craig explicou que a causa de toda a emoção negativa é uma interrupção no fluir do sistema energético do corpo. A idéia central é que todos os nossos sentimentos e pensamentos provocam uma reação no corpo físico e que cada sentimento influencia o teor dos pensamentos e vice versa. Então Gary Craig passou a identificar palavras para serem pronunciadas, durante o processo de “tapping” com o objetivo de acelerar o desbloqueio dos distúrbios energéticos nos níveis emocional, comportamental, de pensamento ou sensação corporal, que prejudicavam o bem estar da pessoa. Com essa combinação de palavras, e o “tapping” em pontos chaves pelo corpo, verdadeiras curas e sensações de alivio foram vivenciadas por inúmeras pessoas que experimentaram esta técnica.
No dia 17 e 18 de 2011, tive a felicidade de receber treinamento em EFT em Media Pennsylvania com Karin Davidson. Fiquei maravilhada com a eficácia do EFT e o que eu mesmo vivenciei ao fazer o “tapping” Também fiquei encantada ao ver um filme dos professores que Karin treinou em Equador que estão fazendo o “tapping” com os seus alunos em sala de aula e obtendo bons resultados.
Agora no dia 21 de fevereiro ocorrerá o encontro do “Tapping World Summit 2011”. Muitos estão falando desta técnica: Jack Canfield, Bruce Lipton, Cheryl Richardson, entre outros.
A EFT é definitivamente uma nova ferramenta, para ajudar no equilíbrio e bem estar daqueles que dela se utilizam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário é muito importante. Estaremos lendo-o e respondendo aqui mesmo. Passe por aqui depois para ver a resposta! Tania Resende e Marcos Simões

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts with Thumbnails