Páginas

domingo, 22 de março de 2009

O que é terapia holística?


O termo holístico passou a ser mais utilizado na última década, quando o mundo ocidental começou a despertar para uma nova visão da existência humana e do mundo, entendendo haver uma integração entre tudo o que existe.

Holístico é um adjetivo que deriva de holismo, um substantivo que significa “tendência, que se supõe seja própria do Universo, a sintetizar unidades em totalidades organizadas (dicionário Aurélio)”.


A visão holística está presente, atualmente, em diversas áreas do saber, onde a visão de totalidade, de síntese e de interconexão se sobrepõe ao entendimento fragmentário.
Termos como empresariado holístico (aquele que entende que meio ambiente, qualidade de vida do empregador e do funcionário, e o lucro são elementos interdependentes e por um não pode se sobrepor ao outro) e educação holística (na qual as disciplinas são entendidas como interdependentes uma da outra), por exemplo, tornam-se cada vez mais utilizados. Dentro deste contexto, o termo terapias holísticas também começa a ganhar visibilidade, para definir e agrupar práticas terapêuticas que se enquadram na visão holística.


A terapia holística tem uma proposta de trabalho que considera a pessoa como uma totalidade em seus aspectos biofísico, psíquico, emocional, ambiental e energético. Busca equilibrar todos os aspectos do ser por meio de estímulos os mais naturais possíveis, com o objetivo de despertar os próprios recursos humanos para promover a auto-harmonização e a ampliação da consciência.
A pessoa submetida às práticas de terapia holística começa a aguçar sua sensibilidade para percepções de sua vida e a ser estimulada de maneira sutil a mudanças de atitude e de comportamento que levarão à maximização das oportunidades da vida e minimização das condições adversas.


As terapias holísticas são também chamadas de terapias complementares, uma vez que têm o objetivo de complementar ( e não substituir ) os métodos de tratamentos tradicionais já existentes no ocidente, sendo que os processos desencadeados por elas atuam diretamente na melhora das condições de saúde, dão um suporte para os tratamentos médicos tradicionais, auxiliam na prevenção de desequilíbrios e atuam na qualidade de vida de um modo geral.

Por isto, as terapias holísticas vêm sendo vistas, cada vez mais, não só como alternativas de tratamentos, mas também como preventivo até mesmo de doenças que, aparentemente, sejam de origem física; pois os padrões mentais, emocionais e energéticos que possam vir a gerar qualquer desequilíbrio são modificados, corrigidos e transmutados Na verdade, para os conceitos que envolvem as terapias holísticas, um problema de saúde nunca é originado em apenas um aspecto do ser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário é muito importante. Estaremos lendo-o e respondendo aqui mesmo. Passe por aqui depois para ver a resposta! Tania Resende e Marcos Simões

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails